Amor Maduro


O amor maduro não é menor em intensidade.
Ele é apenas quase silencioso.
Não é menor em extensão.
É mais definido, colorido e poetizado.

Não carece de demonstrações;
presenteia com a verdade do sentimento.
Não precisa de presenças exigidas;
amplia-se com as ausências significantes.

O amor maduro somente aceita viver os problemas da felicidade.
Problemas da felicidade são formas trabalhosas de construir o bem e o prazer.
Problemas da infelicidade não interessam ao amor maduro.

O amor maduro cresce na verdade e se esconde a cada auto-ilusão.
Basta-se com o todo do pouco.
Não precisa nem quer nada do muito.

Está relacionado com a vida e sua incompletude, por isso
é pleno em cada ninharia por ele transformada em paraíso.
É feito de compreensão, música e mistério.
É a forma sublime de ser adulto e a forma adulta de ser sublime e criança.

O amor maduro não disputa, não cobra, pouco pergunta, menos quer saber.
Teme, sim. Porém, não faz do temor, argumento.
Basta-se com a própria existência.
Alimenta-se do instante presente valorizado e importante porque é redentor de todos os equívocos do passado.

O amor maduro é a regeneração de cada erro.
Ele é filho da capacidade de crer e continuar.
É o sentimento que se manteve mais forte depois das ameaças.

Na felicidade está o encontro de peles, o ficar com gosto da boca e do cheiro, está a compreensão antecipada, a adivinhação, o presente de valor interior, a emoção vivida em conjunto, os discursos silenciosos da percepção, o prazer de conviver, o equilíbrio de carne e de espírito.

O amor maduro é a valorização do melhor do outro.
Ele vive do que não morreu, mesmo tendo ficado para depois.
Vive do que fermentou, criando dimensões novas para sentimentos antigos, jardins abandonados, cheios de sementes.

Ele não pede, tem. Não reivindica, consegue. Não persegue, recebe. Não exige, dá.
Não pergunta, adivinha. Existe para fazer feliz.
Só teme o que cansa, machuca ou desgasta.

É o sol de outono.
Nítido mas doce; luminoso sem ofuscar;
suave mas definido; discreto mas certo.
Um sol que aquece até queimar...

Artur da Távola

Gentileza: o grande diferencial nas relações humanas


Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega.
Certo dia ao término do trabalho, ele foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro mas ninguém o ouviu, todos já haviam saido para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.
Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável.
De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia por que ele foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho...
Ele explicou:
- Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair. Hoje pela manhã disse! Hoje, ao chegar, sorridente disse: Bom dia! Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei..

Projeto de Vida - Convivência


Metodologia: Dinâmicas de integração, de sensibilização, de confrontação, atividades lúdicas, esporte, arte, trabalhos individuais e grupais, utilização de material audiovisual

Público alvo: grupo de pessoas que já tenha participado de palestras e de seminários do gênero.
Grupo: no máximo 90 pessoas
Tempo: 20 horas - o ideal é dois dias e uma noite
Local: apropriado para retirar-se (casa de encontros, hotel, pousada, etc.)
Resultado esperado: motivação para a vida, para o trabalho, para o relacionamento familiar e interpessoal.

Seminário – Planejamento de Vida


Metodologia: dinâmicas de interação, de sensibilização e de trabalho em equipe. Utilização de recursos audiovisuais, material lúdico, esportivo e didático.
Público alvo: grupo de pessoas de um mesmo setor; de uma mesma empresa, de uma mesma entidade.
Participantes: máximo de 50 pessoas
Tempo: 08 horas (um dia inteiro ou dois período de 04 horas
Local: sala ampla para acomodar a todos e para o desenvolvimento das atividades, espaço externo para atividades lúdicas.
Metodologia: dinâmicas de interação, de sensibilização e de trabalho em equipe. Utilização de recursos audiovisuais, material lúdico, esportivo e didático.
Resultado esperado: uma equipe de trabalho mais coesa e comprometida.

Palestra - Motivos para Viver


Metodologia: com o auxílio de material audiovisual o desenvolvimento da palestra se dará com dinâmicas que possam ser desenvolvidas com grandes grupos em um curto espaço de tempo.
Público alvo: geral
Grupo: qualquer número
Tempo: até 120 min.
Local: auditório ou sala ampla apropriada
Resultado esperado: motivação para novos trabalhos do gênero; animação para a vida e o trabalho.

Planejamento de Vida


Palestras, Seminários, Projetos de Vida e Retiros
Introdução
Com certeza você já participou de palestras, seminários com apelo emocional, direcionadas para a motivação das pessoas para os negócios e para o sucesso. 
Com certeza você é daqueles que acredita que uma pessoa motivada e uma equipe coesa produzem melhores resultados.
Esta proposta de trabalho tem como principal objetivo motivar as pessoas para a vida. Uma pessoa com motivos para viver estará motivado para o trabalho, para aprofundar as relações interpessoais, para participar de movimentos sociais, religiosos e do voluntariado.
Conheça a Proposta Planejamento de Vida

Objetivo:
Ø Motivar cada pessoa para a vida levando-a a descobrir-se e a acreditar em si e em suas potencialidades;

Objetivos Específicos:
Ø Promover a reflexão individual sobre pensamentos e atitudes;
Ø Identificar potencialidades;
Ø Construir relacionamentos amadurecidos.
Ø Despertar o interesse pelo voluntariado, pelas ações solidárias e engajamento social;

Modalidades do Planejamento de Vida
1. Palestra - Motivos para Viver
2. Seminário – Planejamento de Vida
3. Projeto de Vida - Convivência


Cada trabalho terá seu conteúdo próprio, pois o plano de trabalho é específico para o público alvo. O planejamento é personalizado, de acordo com as necessidades do solicitante.